Paloma

Direção: Marcelo Gomes

Status: Em desenvolvimento

[Longa-metragem / Ficção / 100′]

Paloma é uma mulher transexual. Ela mora com Zé, seu marido e a filha que teve em uma relação no passado com uma mulher. Paloma é uma agricultora da zona rural do agreste de Pernambuco. Um dia Paloma tem uma epifania e decide casar de véu e grinalda na igreja católica.

Fim de Festa

Direção: Hilton Lacerda

Status: Em desenvolvimento

[Longa-metragem / Ficção / 100′]

Quatro jovens, entre 20 e 24 anos, estão reunidos na casa de um deles. O carnaval passou e a quarta-feira de cinzas traz uma surpresa: um crime durante o período carnavalesco – uma jovem francesa é brutalmente assassinada a pauladas – antecipa a volta do pai de um deles, surpreendendo ao grupo, que está hospedado na residência dele. Eles estão ali, com o vácuo depois do excesso, na iminência de uma separação conjunta. Além disso, o desdobramento afetivo de um crime aparentemente distante, termina por pautar uma forte reflexão da vida de cada um daqueles personagens.

Relato de um certo Oriente

Direção: Marcelo Gomes

Status: Em desenvolvimento

[Longa-metragem / Ficção / 100′]

Depois de 20 anos, uma mulher retorna a Manaus, cidade de sua infância, no dia da morte de sua mãe adotiva e matriarca de uma família de imigrantes árabes.

Ela decide enviar uma carta ao irmão e suas palavras são o dispositivo para iniciar uma grande viagem à memória, resgatando a história da matriarca Emilie, uma mulher que passa a vida tentando unir uma família carregada de conflitos, tensões e paixões avassaladoras.

Estou me guardando para quando o Carnaval chegar

Direção: Marcelo Gomes

Status: Em desenvolvimento

[Documentário / Brasil / 90′]

Toritama, agreste de Pernambuco – ou China brasileira, como é conhecida – é a maior
produtora naciona de jeans. Em 10 anos, a cidade viu a população duplicar, explodindo
de forma desordenada e inumana. Seus moradores trabalham das oito à meia-noite, seis
vezes por semana e em condições de trabalho medievais.

O filme propõe registrar um ano na vida de alguns dos personagens da cidade até chegar ao mês de Fevereiro, onde alguns de seus moradores, desesperados por uma possibilidade de lazer, vendem tudo que conquistaram no ano para alugar uma pequena casa na praia de Tamandaré durante o Carnaval. Na quarta-feira de cinzas, voltam a cidade para recomeçar mais um ano.

Num tempo implodido pela globalização e a redenção que acontece no carnaval, o filme
pretende acompanhar a vida de cinco personagens durante um ano. De um carnaval a
outro, personagens de classes sociais e vidas bem diferentes, propondo uma reflexão
acerca de como estes violentos processos de crescimento econômicos alteram a
memória, o imaginário e a forma de pensar e viver a vida.

Greta Garbo

Direção: Armando Praça

Status: Pré-produção

[Longa-metragem / Ficção / 30′]

Pedro, enfermeiro, homossexual de meia idade, fã ardoroso de Greta Garbo. É um frequentador assíduo da Pensão Espanha onde vai visitar seu melhor amigo, o travesti Daniela, que padece de um câncer em estágio avançado. Nas idas à pensão para cuidar de Daniela, Pedro presencia a expulsão de Jean, um jovem vizinho de Daniela desocupado e aventureiro, recém chegado em Fortaleza. Pedro oferece abrigo temporário a Jean interessado num possível envolvimento casual com o rapaz. Entretanto, na noite anterior a esse encontro Jean havia se envolvido acidentalmente em um crime com a dançarina e prostituta Mary, uma mulher madura e forte que ganha a vida num submundo perigoso. A comodidade e segurança que Jean encontra na casa de Pedro evolui para uma relação sexual e amorosa entre eles que segue sempre em meio a crises, decorrentes da diferença de idade e de visão de mundo dos dois.

DÓ-RÉ-MI FADAS

Direção: DANIEL EDMUNDSON

Status: Pré-produção

com Lulu Araújo e Aninha Araújo

[Animação Infantil / 13 ep. / 11′]

Uma fadinha com poderes mágicos e louca por música foi criada pela natureza para trazer um pouco de alegria e encantamento para aquele lugar. Como ela se sentia sozinha, resolveu testar seus poderes pela primeira vez e fez uma magia no espelho para criar alguém que a fizesse companhia. A mágica, porém, não saiu bem como ela imaginava e ela se viu cercada de centenas de fadinhas iguais a ela. Depois de muitas tentativas, conseguiu com novo feitiço deixar apenas uma delas, que se tornou sua eterna parceira de música, vida e magia.

Na Contramão

Direção: Marcelo Pinheiro

Status: Pré-produção

[Teledocumentário / 40′]

As recentes transformações no Nordeste brasileiro têm nos jumentos o símbolo da transição do universo agrário para o das cidades. Com a maior taxa de crescimento econômico no país na última década, e o aumento na oferta de crédito à população, a região trocou as quatro patas pelas duas rodas. O antigo companheiro de trabalho e principal meio de transporte perdeu espaço, “virou animal sem serventia”, como preferem tratar os sertanejos do semiárido nordestino, o mais ocupado do mundo. Em tempos de Sertão motorizado, os jegues deixaram o campo para vagar na contramão das estradas que um dia ajudaram a construir.

Top